Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição deve ser prioritariamente original e inédita, caso contrário, deve–se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em conformidade com as normas técnicas exigidas pela revista.
  • No ato da submissão, a autoria e os dados institucionais devem ser omitidos do original submetido para permitir avaliação duplo cego aos pares.
  • O autor possui propriedade intelectual das imagens, que estão em boa qualidade (no mínimo 300 dpi) e disponíveis para serem enviadas na condição de documento suplementar na submissão, em formatos JPG, WMF, TIFF ou EPS.
  • Todos os autores do artigo estão cadastrados no portal da Revista Jurídica IUS Vivens e preencheram todos os campos (prenome, nome do meio, sobrenome, Instituição de afiliação, e–mail e resumo da biografia).
  • Foi informado o ORCID de todos os autores, no momento da submissão do artigo.

Diretrizes para Autores

A submissão dos trabalhos deve ser feita por um dos coautores do manuscrito (que deverá indicar os demais), por meio do sistema online do periódico, em atenção às orientações descritas nas etapas do processo de envio. Não são aceitos arquivos por e-mail, mas dúvidas podem ser esclarecidas por meio de tal contato.

Recomenda-se a utilização de processador de texto Microsoft Word (formatos doc ou docx). Clique aqui para obter o modelo de artigo com os formatos e padrões adotados pela revista.

A Revista Jurídica IUS Vivens não cobra taxas de submissão e de processamento de artigos.

O arquivo do artigo submetido deve ser anônimo, sem dados do(s) autor(es) ou qualquer elemento que possa permitir sua identificação, inclusive nas propriedades do documento. Os dados dos autores devem ser preenchidos nos campos "Instituição" e "Resumo da biografia" no perfil cadastrado no sistema.

No momento da submissão, o autor deverá indicar os dados referentes a todos os coautores.

Requisitos formais dos artigos científicos

a) Os trabalhos devem ter, preferencialmente, entre 15 a 25 páginas, incluindo as referências finais. Os parágrafos devem ser justificados. Não se deve utilizar espaçamentos antes ou depois dos parágrafos.

b) Os trabalhos podem ser escritos em português, espanhol ou inglês. Em qualquer caso, deverão ser indicados, no idioma do artigo e em inglês, o título do trabalho, o respectivo resumo (até 200 palavras) e de três a cinco palavras-chave.

c) Os artigos deverão conter itens específicos para introdução, considerações finais (conclusões) e referências.

d) O título do artigo não deverá ser excessivamente extenso, mas necessariamente precisa apresentar de modo claro a temática e a delimitação de seu objeto.

e) Solicita-se que o autor informe no sistema de submissão, e em nota de rodapé, qualquer financiamento ou benefícios recebidos de fontes comerciais (por ex. se o artigo é fruto de parecer contratado), e que declare não haver conflito de interesses que comprometa a cientificidade do trabalho apresentado. Se o trabalho for resultante de pesquisas financiadas por órgãos de fomento deverá haver tal informação em nota de rodapé, especificando o edital de que resulta o financiamento.

f) O resumo deverá ter até 200 palavras, apresentando seus objetivos, problema(s), justificativa, metodologia e hipótese(s).

g) As referências deverão ser feitas de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), no formato autor-data.

h) A bibliografia consultada deverá ser referenciada ao final do trabalho (campo Referências), devendo conter somente os textos citados no artigo. Quando o trabalho utilizado possuir DOI ou estiver disponível em periódico online, favor adicionar ao final da referência, com hiperlink ativo (para facilitar o acesso aos leitores).

i) Não é permitida a utilização de negrito (exceto nos títulos) e sublinhado. Citações diretas de outros autores devem ser feitas "entre aspas", sem o uso de itálico.

j) Sugere-se que esquemas e organogramas sejam inseridos no texto por meio de imagens, de modo a evitar distorções na posterior diagramação. Tabelas devem ser editáveis, inseridas no próprio texto, não como imagens.

k) Os trabalhos podem ter, no máximo, três autore/as. Em casos de pesquisas empíricas e/ou de complexidade ímpar, que necessitem de mais colaboradores, deverá ser enviada motivação, que explique tal situação e indique concretamente a contribuição de cada autor.

  • Todos o/as autor/es devem possuir e indicar registro ORCID (identificador internacional de autore/as). Para obter o registro: https://orcid.org/

l) A revisão do trabalho é responsabilidade de seus autores, visto que não há etapa de revisão ortográfica e gramatical por profissional após a submissão do artigo. Em casos de erros graves e constantes, pode haver rejeição preliminar do trabalho.

m) Não serão publicados artigos de um mesmo autor/a (ainda que em coautoria) em números subsequentes da revista, salvo em caso de subsequente envio para dossiê temático. Ao submeter artigos em período próximo, o autor fica ciente de que, se aprovados, haverá espera em fila para publicação posterior.

A formatação do documento deve obedecer às especificações a seguir:

Editor de texto: Microsoft Word (extensão .doc ou .docx)

Papel e formato: O tamanho do papel deve ser A4, fonte Times New Roman, fonte tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas em todo o texto, parágrafo de 1,25 cm, alinhamento justificado, exceto os títulos.

Margens: Superior e inferior 2 cm, esquerda e direita de 3 cm.

Recursos ilustrativos: Devem ser precedidos de sua palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguidos de seu número de ordem no texto, e do título. As suas fontes devem ser citadas logo abaixo e nas referências finais. As tabelas devem ser editáveis. 

Títulos e subtítulos: Fonte tamanho 12. Títulos de seção primária (1) – maiúsculas em negrito; Títulos de seção secundária (1.2) – minúsculas em negrito; Títulos de seção terciária (1.2.1) – minúsculas, sem negrito.

Referências – Alinhadas à esquerda (não justificadas), espaço entre linhas simples, e devem ser separadas entre si por um espaço simples em branco.

Em caso de dúvidas, conferir o livro de metodologia: MARQUES, Heitor Romero et al. Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. 6. ed. [rev., atual. e ampl.]. Campo Grande: UCDB, 2024. p. 111-133.

Declaração de Direito Autoral

Autores de artigos publicados por Revista Jurídica IUS Vivens mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.